top of page

Caraguá para todos os gostos - para JNB

  • Foto do escritor: Esther Zancan
    Esther Zancan
  • 22 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

Apesar de não ser tão badalada quanto as vizinhas Ilhabela, São Sebastião e mesmo Ubatuba, Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, tem atrações que agradam todo tipo de turista. Há praia famosa e movimentada (Martim de Sá), para ir com as crianças (Prainha), com sua beleza selvagem e ondas idem (Massaguaçu), aquele cantinho preservado e lindo (Tabatinga), e outras tantas, como Indaiá, Cocanha, do Centro, do Camaroeiro... Mas, o vasto comércio e as atrações do calçadão da praia do Centro também fazem a alegria de quem visita Caraguá.

A cidade é a porta de entrada do litoral norte, por conta da Rodovia dos Tamoios, que terá seu trecho de serra duplicado. Existem grandes redes de supermercado e um shopping center, com praça de alimentação, cinemas e boa gama de lojas. O centro guarda aquele ar de cidadezinha do interior, com a praça do coreto e a igreja matriz de Santo Antônio, mas também tem um comércio forte, onde é possível encontrar de tudo um pouco.

O calçadão da praia do Centro, principalmente em noites de fins de semana, feriados e temporada, ferve. Há parque de diversões, com atrações como roda gigante e mini montanha russa; um sem número de barraquinhas de comidas; quadras para prática de esportes e espaço para shows (conhecido como Praça da Cultura), que recebe grandes nomes da música brasileira, principalmente durante a temporada de verão (há um outro local para eventos na cidade, na praia do Porto Novo, que costuma receber shows mais populares durante a temporada). Saindo um pouco da avenida da praia e se dirigindo ao centro, encontra-se também uma charmosa feirinha de artesanato e diversos barzinhos, lanchonetes e sorveterias.

Radical

Para quem curte adrenalina, o Morro de Santo Antônio, com seus mais de 300 metros de altura, além de revelar uma vista belíssima de toda Caraguatatuba, com Ilhabela à frente, conta com pista de voo livre, para asa delta e parapente. A subida pode ser feita a pé ou de carro.

Triste capítulo

Caraguatatuba guarda uma triste história. Em 18 de março de 1967 uma forte tempestade fez com que uma série de deslizamentos ocorresse na Serra do Mar. Lama e árvores encobriram as casas e destruíram o município. Mais de 400 pessoas morreram devido à tromba d’água. A cidade ficou isolada e recebia os donativos por avião ou navio. Mesmo passados quase 50 anos da tragédia, ainda é possível ver as cicatrizes na Serra do Mar que, naquele dia 18, praticamente derreteu em cima da bela Caraguá. Mas, o que se vê nos dias atuais é uma cidade que soube dar a volta por cima e encara com seriedade a vocação para o turismo.

https://www.jornaldonossobairro.com.br/single-post/2016/04/25/Caragu%C3%A1-para-todos-os-gostos (clique na imagem)

Comentários


Destaque
Postagens Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page