top of page

Uma ode à paixão nacional - para JNB

  • Foto do escritor: Esther Zancan
    Esther Zancan
  • 24 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

Museu do Futebol, na capital paulista, enaltece a história do esporte mais amado do Brasil

Bastou nascer no Brasil para, desde a mais tenra infância, escutar uma máxima: somos o país do futebol. E, na cidade de São Paulo existe um lugar que homenageia essa paixão nacional de forma ímpar: o Museu do Futebol.

Inaugurado em 2008, o museu fica dentro do estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, mais precisamente embaixo das arquibancadas da entrada principal. Logo no início, o visitante é recepcionado por ninguém menos que Pelé, em um telão. Há também uma coleção infindável, que vai do rodapé ao teto, daquelas lembranças gostosas que todo menino já teve, como flâmulas, figurinhas e brinquedinhos alusivos ao futebol.

O museu explora muito a tecnologia. Existem imagens holográficas dos maiores nomes do nosso futebol e espaços onde é possível assistir lances memoráveis, comentados por uma infinidade de personalidades. Outro recurso muito bem utilizado é o som. O visitante poderá sentir isso na sala que exibe lances da final da Copa de 1950, o Maracanazo, e em um local onde, além de imagens projetadas de diversas torcidas, é possível observar as colunas de sustentação do estádio fincadas no solo.

Outras duas salas chamam bastante a atenção também. Uma que aborda o início do futebol no Brasil e a das Copas do Mundo, com um pouco da história e fatos que marcaram o ano de cada uma delas.

Quem gosta mesmo é de se mexer, vai curtir o espaço interativo, com mesas de pebolim, jogos e a oportunidade de bater um pênalti, onde a força do seu chute é medida. Ah, é possível também visualizar o campo, momento ideal para várias selfies.

Futebol também é cultura

Dentro do museu também funciona o Centro de Referência do Futebol Brasileiro – CRFB – que conta com uma biblioteca e midiateca, com amplo material sobre o futebol, que pode ser consultado por todos os interessados no próprio local.

Dicas

O Museu do Futebol (Praça Charles Miller, s/nº - Pacaembu – São Paulo) funciona de terça a sexta, das 9h às 16h (fechamento das bilheterias; a permanência é até às 17h). Sábados, domingos e feriados o horário é das 10h às 17h (permanência até às 18h). Em dias de jogos, o horário é diferenciado. Aos sábados, o ingresso é gratuito para todos os visitantes. Nos demais dias, custa R$9 a inteira e R$4,50 a meia entrada. Maiores informações pelo site www.museudofutebol.org.br .

https://www.jornaldonossobairro.com.br/single-post/2016/07/01/Uma-ode-%C3%A0-paix%C3%A3o-nacional (clique na imagem)

Comentários


Destaque
Postagens Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page