E, afinal, quem é que vai fiscalizar isso tudo? Multa das máscaras
- Esther Zancan
- 6 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Governo do Estado de São Paulo anunciou a medida nesta segunda (29). Ela começa a valer nesta quarta (1)
O “bicho vai pegar” de vez agora! Nesta segunda-feira (29), o governador João Doria (PSDB) anunciou durante a coletiva de imprensa que realiza desde o começo da pandemia de Covid-19, que o Estado de São Paulo começará a aplicar multa de R$500 para quem insistir em não usar máscaras em espaços públicos, como ruas e praças. Para os estabelecimentos comerciais a facada no bolso vai ser ainda pior: R$5 mil por cada pessoa flagrada lá dentro que não esteja utilizando a máscara. A medida começa a valer nesta quarta-feira (1).
O objetivo, segundo o governador, é atingir 100% de pessoas usando máscaras, reduzindo assim a possibilidade de transmissão do novo coronavírus. Lembrando que o uso das máscaras já era obrigatório no Estado desde o dia 7 de maio.
Fiscalização
E, afinal, quem é que vai fiscalizar isso tudo? Bem, a fiscalização será feita pelas Vigilâncias Sanitárias, tanto estadual quanto municipais. Segundo o próprio site do Governo do Estado, as Vigilâncias do Estado e das Prefeituras têm juntas perto de 5,5 mil profissionais.
O governador também afirmou que a intenção não é arrecadar mais ou menos apenas punir. A medida serve para alertar a população e conseguir atingir a meta de 100% de uso da máscara. Todo o valor conseguido com as multas será repassado ao programa Alimento Solidário, que distribui cestas básicas para famílias carentes.
Nossa realidade
E agora? Como será que essa nova realidade vai ser encarada aqui em Praia Grande? Há relatos de que, cada vez mais, o calçadão da praia, as ciclovias e as praças estão registrando aglomerações. Um bom exemplo é a Praça Duque de Caxias, no Canto do Forte, que vem recebendo uma grande quantidade de pessoas não só aos fins de semana, mas também durante a semana, em vários horários.
E, pelo fato das pessoas se verem ao ar livre, muitas acreditam que não há problemas em dispensar a máscara nesses momentos. Há aqueles também que, por estarem praticando atividades físicas, preferem deixar a proteção de tecido pra lá, pelo incômodo que provocam.
A Alma PG quer saber: qual a sua opinião sobre a aplicação da multa? É justa? Vai conseguir alcançar o objetivo, que é o de 100% da população usando a máscara fora de casa, seja lá qual for a situação? Ou vai ser mais uma daquelas leis que simplesmente “não pegam”? Participe!

https://www.almapg.com.br/e-afinal-quem-e-que-vai-fiscalizar-isso-tudo-multa-das-mascaras/ (clique na imagem)
Comentários