top of page

Obras do Programa Onda Limpa são lançadas em solenidade no Canto do Forte

  • Foto do escritor: Esther Zancan
    Esther Zancan
  • 1 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

As obras do Programa Onda Limpa, da Sabesp, tiveram seu lançamento oficial nesta sexta (31) em solenidade realizada na Praça Duque de Caxias, no Canto do Forte.

Estiveram presentes ao evento o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão; o secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido; diretores da Sabesp e da construtora responsável pela obra; autoridades municipais e vereadores.

Mourão iniciou seu discurso lembrando a figura de Saturnino de Brito, engenheiro sanitarista responsável pelo início do saneamento básico em nossa Região, mais especificamente em Santos, que teve como uma das iniciativas o antigo emissário que passava pelo Canto do Forte em direção ao mar. O prefeito também destacou a importância do saneamento básico para evitar gastos com a saúde: “Saneamento básico é saúde!”, disse. E lembrou que as obras ainda vão fomentar mais ainda o turismo na cidade.

“Trago um abraço do governador João Doria, que hoje está em Brasília”. Dessa forma, o secretário Penido deu início a sua fala no evento. Penido enfatizou que o estímulo ao meio ambiente é benéfico a todos, não apenas às matas: “Nós somos o meio ambiente”.

No fim do lançamento, Mourão e Penido, acompanhados por diretores da Sabesp, adentraram o prédio do Emissário Submarino, localizado também na Praça Duque de Caxias, e posaram para fotos com funcionários e no manejo de uma retroescavadeira.

O Programa Onda Limpa

O Programa da Sabesp visa melhorar a qualidade de vida de moradores e turistas da Baixada Santista, com a despoluição de praias, rios e canais. Serão quatro milhões de pessoas beneficiadas (1,8 milhão fixa e 2,2 milhão flutuante) nas noves cidades da Região (Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Cubatão, São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga).

Nessa fase atual, as obras englobam o remanejamento de redes coletoras de esgoto nos bairros Canto do Forte, Boqueirão e Sítio do Campo; início do Programa Se Liga na Rede (execução e ramais interdomiciliares); implantação do sistema de esgoto e saneamento no Bairro Princesa; prolongamento de dois emissários submarinos, localizados no bairro Canto do Forte e Tupi; além da implantação de duas estações de pré-condicionamento (EPC) nesses locais. A previsão é que os trabalhos se estendam até 2021.

Dentre os benefícios que a iniciativa deve trazer à população, destacam-se a recuperação da balneabilidade das praias; a despoluição de rios e canais; incentivo ao turismo e geração de empregos e renda; redução do número de internações por doenças de veiculação hídrica e redução dos índices gerais de mortalidade, em especial a infantil.

tClique na imagem para direcionamento à página original

Comentários


Destaque
Postagens Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page