Sábado de faxina na praia do Canto do Forte - para AMOFORTE
- Esther Zancan
- 11 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Céu azul, mar platinado, calor na medida… A manhã deste sábado (10) colaborou de todas as formas para que o mutirão de limpeza da faixa de areia da praia do Canto do Forte fosse um sucesso. A ação foi uma iniciativa da ONG ECOMOV com o apoio da AMOFORTE (Associação de Moradores do Bairro Canto do Forte).
O foco era o micro lixo e também metais enterrados na areia. Para tanto, foi usado um detector de metais. “Nessas ações costumamos pegar muitas bitucas de cigarro, pequenos pedaços de plástico, que os animais marinhos confundem com alimento; linhas de pesca, canudinhos e lacres de latas e garrafas. Com a ajuda do detector de metais, já chegamos a pegar resíduos enterrados que, pela marca, constatamos estar a quase 50 anos enterrados na areia” contou Zula Maria, empresária, uma das voluntárias assíduas desses mutirões.
Inventário do micro lixo
A previsão era recolher entre 10 a 20 kg de resíduos na ação deste sábado na praia do Forte, segundo Rodrigo Azambuja, presidente da ECOMOV. “Nessas ações, nós da ECOMOV fazemos um inventário do micro lixo recolhido, apontando desta forma o tipo de material com maior ocorrência naquele local. Esses dados são encaminhados para as prefeituras e governo do Estado, o que colabora para a criação de leis, como a da proibição da distribuição de canudinhos plásticos no Estado de São Paulo. Nosso trabalho é de conscientização e reivindicação”, disse Rodrigo. Ele lembrou ainda que, na ação realizada pela ONG em fevereiro deste ano em Praia Grande, foi detectado um grande volume de bitucas de cigarro descartadas nas areias da cidade.
AMOFORTE participa pela 1ª vez
Essa foi a estreia da AMOFORTE no mutirão de limpeza. O presidente da Associação, Leniro Guedes, não só estava presente como colocou a “mão na massa”, sendo um dos voluntários na limpeza. “Tão importante quanto este tipo de ação que realizamos hoje, é a atividade de manutenção desta limpeza. O mutirão serve como um lembrete desta problemática para moradores e turistas. É preciso recolher o próprio lixo e conscientizar os visitantes de nossas praias a fazer o mesmo”, destacou Guedes sobre a importância do evento. A AMOFORTE também colaborou ativamente para a divulgação da ação.
https://amoforte.org/2019/08/10/sabado-de-faxina-na-praia-do-canto-do-forte/ (Clique na Imagem)
Comentários