top of page

7 dicas de como (sobreviver) aproveitar a Black Friday

  • Foto do escritor: Esther Zancan
    Esther Zancan
  • 18 de nov. de 2019
  • 4 min de leitura

Com mais uma Black Friday se aproximando, é chegada a hora de traçar estratégias para essa batalha das compras

Ela veio chegando devagarinho e, em poucos anos, conquistou de vez lugar no calendário tupiniquim de eventos mais esperados do ano. Sim, estou falando da Black Friday. A primeira edição brasileira aconteceu em 2010 e apenas em lojas virtuais. A partir de 2011, a Black Friday se disseminou pelo comércio em geral e, a cada ano que passa, cresce mais. Este ano ela acontece dia 29 de novembro (sempre a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos).

Para quem pretende aproveitar a data para começar a comprar os presentes de Natal, ir atrás de bons preços naquele item tão desejado durante todo o ano ou mesmo buscar promoções em produtos de uso cotidiano, já é hora de começar a traçar estratégias para (sobreviver) aproveitar bem esse dia de descontos. Se engana quem acha que Black Friday é coisa para amadores.

Confira 7 dicas para que você consiga sair vitorioso da batalha do dia 29

Decida os itens a serem “atacados”

É claro que, como toda promoção, a Black Friday é o paraíso da compra por impulso. Mas, um bom soldado é focado. Faça uma lista dos itens mais desejados e também um plano B, caso os itens da lista principal não estejam lá assim tão baratos.

Reconheça o campo de batalha

A Black Friday é apenas um dia. Não dá para visitar três shoppings, comércio de rua, supermercados e ainda ficar de olho nas lojas virtuais. Estabeleça prioridades. Escolha um shopping, de preferência que já tenha hipermercado no mesmo complexo e no máximo um comércio de rua. Defina também qual o melhor horário para atacar cada um deles, lembrando que várias lojas costumam ter horários diferenciados neste dia. Não esqueça também de contabilizar o tempo que será gasto em filas (não se engane: você irá mofar nelas!). Se o seu foco são as lojas virtuais, fique atento ao horário em que as promoções se iniciam, pois geralmente é durante a madrugada e o tráfego tende a ficar congestionado.

Não esqueça da logística

Se você tem carro, lembre-se que os estacionamentos estarão lotados e com preços nada promocionais. E, não esqueça também que seu carro não é igual coração de mãe, onde sempre cabe mais um. É comum nesse dia encontrar promoção de itens que não oferecem entrega. É preciso calcular bem o espaço e, se for o caso de contratar um carreto, ver se o desconto oferecido vale a pena com mais esse gasto extra.

Já se você depende de transporte público, os cálculos de logística devem ser dobrados. Não é interessante ir em locais muito distantes, pois irá gastar um tempo precioso com deslocamento. Leve sacolas ou qualquer coisa que ajude no transporte das compras depois e calcule se não vale a pena investir, pelo menos na volta, em uma corrida de táxi ou carro de aplicativo.

Faça as contas

Decida ANTES quanto pretende gastar e como vai pagar as compras. Ok que alguns descontos são maravilhosos e representam economia, mas se você se endividar, depois terá que arcar com juros que irão “comer” todo o desconto que você com tanto sacrifício conseguiu. Se for parcelar, prefira planos sem juros e que as parcelas não pesem tanto assim no seu orçamento. Tá sem grana para compras de bens duráveis e mesmo assim quer participar da orgia de compras? Ataque os supermercados, que costumam oferecer bons descontos em itens do cotidiano, como alimentos e produtos de higiene e limpeza. Pode representar uma boa economia no fim do mês. Mas, muita calma nessa hora também. Cheque datas de validade e se o desconto realmente compensa.

Imagem: g1.globo.com/

Prepare o psicológico

Você vai ser empurrado, vão bater o carrinho na sua canela, você vai ficar horas em pé na fila, a sacola pesada vai quase cortar seu braço, você vai se ver disputando um produto com outra pessoa como se estivesse na selva e, talvez, escute até impropérios. Não se iluda. Black Friday é o evento humano que mais se aproxima da vida selvagem. Se não gosta desse tipo de ambiente ou não está bem de saúde, nem vá. É o típico dia para você sair de espírito leve para tentar (eu disse TENTAR) levar tudo na esportiva. Mas, não seja bonzinho demais! Ou vai ver levarem embora o último smartphone que você tanto queria e estava com 70% de desconto... ☹

Pesquise os preços antes

É sempre bom se inteirar dos preços nos dias anteriores a Black Friday. Alguns comerciantes costumam inflacionar os valores para, no dia da mega promoção, inventarem descontos “sensacionais”. É o que ficou conhecido como “Black Fraude”. Um bom soldado não cai nessa.

Como agir no Dia D

Escolha roupas e, principalmente, calçados confortáveis. Confira a previsão do tempo (novembro costuma chover e uma chuva pode por sua logística a perder). Cuidado com bolsas e escolha bem o lugar em que vai levar dinheiro e cartões. Leve o celular com a bateria totalmente recarregada, ele é um grande auxiliar neste dia. Beba água, carregue até uma garrafinha se for o caso, mas, não exagere: nesse dia, com certeza, você vai pegar fila até pra fazer xixi. Já pensou ter que largar as compras por causa disso? Não!!!!!

É isso, soldado. A batalha tende a ser árdua, mas seguindo esses sete passos, temos tudo para alcançar a vitória. Como diria Vilma Flintstones para a sua amiga Betty: “Aaaas compraaaas!”

http://cartoonscrapbook.com/

 
 
 

Comentários


Destaque
Postagens Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page