VERÃO: 6 dicas básicas de segurança para a alta temporada - para Portal Alma PG
- Esther Zancan
- 10 de mar. de 2020
- 3 min de leitura
Com a proximidade das festas de fim de ano e o consequente aumento do movimento nas praias da cidade, nós separamos 6 dicas para você ficar de olhos bem abertos!
O verão está batendo à porta. É a época do ano mais aguardada, principalmente em cidades litorâneas como a nossa. Mas nem tudo se resume a sol, mar, calor e diversão. É fato que o poder público (municipal e estadual) trabalha para reforçar a segurança nesse período. Mas nós também podemos tomar medidas e adquirir hábitos para que o verão só deixe boas recordações.
Confira as seis dicas que separamos para que você tenha mais segurança na temporada:
1 - Não leve objetos de valor desnecessários para o calçadão e areia
Praia é lugar de relaxar, de levar tudo com mais simplicidade. Portanto, evite usar relógios e joias, tanto na areia, como no calçadão ou mesmo em áreas de grande movimento, como shows, feiras e atividades ao ar livre.
2 - Cuidado redobrado com dinheiro e celular
Você deve estar pensando “E o que fazer com o celular e o dinheiro? Não dá para ir sem eles em lugar nenhum...”. A dica é levar para a praia dinheiro trocado ou mesmo o cartão de crédito, o que evita ficar carregando grandes quantias. Para o celular, o ideal é não ficar com ele muito à mostra, ser mais discreto. É bom lembrar que, principalmente nos passeios no calçadão, nada de carregar celular no bolso de trás da bermuda! Já na hora do banho de mar, é prudente guardar bem esses dois itens e deixar alguém tomando conta das bolsas. Vale aí combinar um rodízio entre os amigos e familiares para sempre alguém ficar de olho nos pertences.
3 - Bicicletas merecem atenção
Uma das atividades preferidas de quem vem a Praia Grande é andar de bicicleta pelas ciclovias da cidade. Mas, é preciso ter cuidado com a bike. Nunca a deixe sem estar trancada. Invista em uma corrente e um cadeado para a sua amiga magrela. E, cuidado também com itens como patinetes, skates e hoverboards. Nunca os deixe sem vigilância e escolha lugares seguros para utilizá-los.
4 - Não descuide da casa
Se você alugou um imóvel para passar as férias no litoral, ou mesmo possui um, mas não vem com tanta frequência, é preciso muita atenção. A mistura de ambiente desconhecido com clima de descontração pode ser a receita para ver suas férias estragadas por um assalto. Mesmo com calor, não deixe janelas e portas abertas quando for sair. Providencie cadeados e outros apetrechos para otimizar a segurança do imóvel. Cuidado com prestadores de serviço, só contrate pessoas com referências. Fica aqui também a dica de não ostentar itens de valor em calçadas ou mesmo varandas com vista para a rua.
5 - De olho no carro
Não é porque você está ao nível do mar que os cuidados habituais que você tem com seu carro devem ser esquecidos. Não deixe objetos de valor à vista dentro do veículo. Ah, é sempre bom lembrar: evite ir à praia de carro, pois o estacionamento é difícil.
6 - Cuide de seu bem mais precioso
A criançada se vê de frente para aquela imensidão de areia e água, e quer na mesma hora aproveitar cada segundo, sair correndo como se não houvesse amanhã. Por isso toda a atenção dos responsáveis é necessária. Nunca perca os pimpolhos de vista. Colocar uma pulseirinha na criança, com dados de contato, é uma boa medida a ser adotada. Se mesmo assim a criança sumir, peça imediatamente ajuda à Guarda Municipal, Guarda-Vidas ou Polícia Militar.
Informações úteis
Guarde essas informações: o telefone da Polícia Militar é o 190. O da Guarda Civil Municipal de Praia Grande é o 153. Bombeiros: 193. SAMU: 192. É possível registrar Boletim de Ocorrência online (https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/). As ocorrências aceitas são: roubo e furto de veículos; furto de documentos, celular, placa de veículos, bicicleta; perda de documentos; calúnia ou difamação; acidente de trânsito sem vítimas; desaparecimento de pessoas; proteção animal. Para as demais ocorrências é necessário procurar a delegacia mais próxima.
Vale também dar uma conferida no Manual de Auto Proteção do Cidadão, elaborado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo (http://www.ssp.sp.gov.br/media/documents/ssp_manual-seguranca.pdf).
Clique na imagem
Comentários