6 curiosidades sobre Praia Grande que talvez você não saiba
- Esther Zancan
- 14 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Pensando nos novos moradores e também nos com mais tempo de casa (afinal, ninguém nasce sabendo tudo, não é mesmo?) elaborei essa lista de 6 curiosidades sobre nomes de bairros e vias de Praia Grande, em homenagem ao seu aniversário de 53 anos.
Praia Grande não para de crescer. Cada vez mais a cidade atrai não só turistas, mas gente que escolheu esse nosso cantinho como lar também. Eu também sou uma dessas pessoas que escolheu Praia Grande, e, demorou para eu ficar sabendo várias peculiaridades da cidade. Não que eu saiba todas, longe disso. Sempre estou aprendendo. Mas, entendo que são essas pequenas informações que fazem a ligação com a terra em que a gente mora aumentar. Pensando nesses novos moradores e também nos com mais tempo de casa (afinal, ninguém nasce sabendo tudo, não é mesmo?) elaborei essa lista de 6 curiosidades sobre nomes de bairros e vias de Praia Grande, em homenagem ao seu aniversário de 53 anos.
1- Xixová-Japuí
Os contornos do morro Xixová são a marca de Praia Grande. Pra quem acessa a cidade pela Rodovia dos Imigrantes, avistá-lo é sinal de que estamos chegando! Ele, junto com seu irmão menor, o morro Japuí, ficam dentro do Parque Estadual Xixová-Japuí, um bioma preservado de Mata Atlântica de 900 hectares. Mas, o que os nomes desses morros significam? Bem, vamos lá: Xixová significa “morro pontudo”. Já o nome Japuí pode ter dois significados: “morro grande que mostra a entrada do rio ou porto” ou ser uma alusão a ocorrência na área, no passado, de uma ave chamada Japu.
O Xixová também é conhecido por ser uma espécie de barômetro natural: reza a lenda que, quando seu cume está encoberto por nuvens, é sinal de chuva se aproximando.
2- Avenida Marechal Mallet
Principal via do bairro Canto do Forte e uma das principais da cidade, a avenida Marechal Mallet segue a tradição do bairro, em que a maioria das suas ruas leva nomes de militares. Mas, você já deve ter se perguntado: “Afinal, quem foi Marechal Mallet?”. O Marechal Emílio Mallet nasceu na França, em 1801 e foi membro do Exército Brasileiro desde 1822, a convite de Dom Pedro I. Ele é o Patrono da Artilharia. Desde 1920, a Fortaleza de Itaipu é designada como Grupo de Artilharia. Fez todo o sentido agora, né?
3- Guilhermina
O bairro Guilhermina começou como um loteamento, em 1925. Esse loteamento tinha, entre os donos, os irmãos Guilherme e Arnaldo Guinle. A família Guinle era dona da Companhia Docas de Santos e iniciou a obra do cais santista. O nome do bairro é uma homenagem à mãe dos dois irmãos, Guilhermina.
4- Avenidas Presidente Costa e Silva, Castelo Branco e Kennedy
As três vias estão entre as de maior importância de Praia Grande. E, seus nomes são um retrato da época em que a cidade se emancipou (1967). Sendo assim, por mais que alguns achem estranho, era normal homenagear os presidentes militares naqueles anos. Já no caso da Kennedy, o presidente americano havia sido assassinado em 1963, logo, ainda se vivia sob a comoção de sua morte.
5- Cidade Ocian
Ocean, Oceano, Oceânica... Anota aí pra nunca mais errar: o certo é “OCIAN”, pois é uma sigla: Organização Construtora e Incorporadora Andraus. A empresa foi a responsável por, em 1955, construir o conjunto de 22 prédios que deu origem ao bairro Cidade Ocian.
6- Aviação
Esse é meio óbvio, mas, vá lá: em 1936 é inaugurado um aeroclube em um imenso terreno em Praia Grande, que logo ficou conhecido como Campo da Aviação. Disso para virar o nome do bairro em que se localizava, foi um pulo. Ou melhor, um voo.
Lembrou de mais alguma curiosidade? Compartilha com a gente! Quem sabe pinta uma lista 2 – A Missão de mais informações interessantes da nossa aniversariante do mês!
https://www.almapg.com.br/post/6-curiosidades-sobre-praia-grande-que-talvez-voc%C3%AA-n%C3%A3o-saiba (clique na imagem)
Comentários