Praia Grande é a nova Chinatown?
- Esther Zancan
- 14 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
O que fazem? Como empreendem? Onde vivem? O que comem? Hoje, na ALMA PG. A gente brinca mas a "invasão chinesa" começou cedo e aos poucos a nossa cidade sente o reflexo da imigração. Saiba mais:
Em um breve passeio pelas ruas de comércio de Praia Grande, é impossível não notar a presença deles, por mais discretos que sejam. Estão à frente de um número cada vez maior de comércios. Não só as tradicionais pastelarias, mas também as lojas de variedades (e bota variedade nisso!) e empreendimentos de maior vulto. Sim, estamos falando dos chineses.
História
Os primeiros chineses chegaram ao Brasil no início do século XIX, por ordem de D. João VI, para o plantio de chá no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Há controvérsias sobre o número exato de chineses em solo brasileiro nos dias atuais, devido ao grande número de ilegais. Estima-se em 300 mil, ou 5% dos imigrantes registrados no país.
Influência
A influência da cultura chinesa no Brasil é óbvia. Para citar algumas poucas, fiquemos na culinária (yakissoba, rolinho primavera, frango xadrez...Hummm) e em práticas como a acupuntura e o Tai Chi Chuan. Ah, nunca esquecendo que foram os chineses os inventores de itens que, nem conseguimos imaginar como seria a vida sem, como o papel, a bússola e - pasmem! – o macarrão.
Chinatown
Que o Brasil é um exemplo para o mundo de como bem receber os imigrantes e se beneficiar dessa troca de culturas, é fato. Mas, é natural que essa “invasão” chinesa que andamos percebendo em Praia Grande acabe por gerar curiosidade e dúvidas. Será que Praia Grande vai virar uma Chinatown (bairro chinês de Nova York) tupiniquim (ironia)?
Alguns vão enxergar só pontos positivos nessa “invasão”. Afinal, estão investindo em nossa cidade, gerando empregos em meio à crise econômica. Olhando com os olhos de consumidor, quem não se encanta com a infinidade e inovação dos produtos que eles oferecem, na sua imensa maioria made in China também?
Mas, têm aqueles que vão ver os pontos negativos dessa nova realidade. Muita gente crê que esses produtos chineses enfraquecem a indústria nacional. E, também é possível que vejam com certa reserva esse apetite chinês para empreender em Praia Grande, temendo até uma certa desvantagem para os comerciantes locais.
E você? Qual a sua opinião sobre o tsunami chinês em nossa cidade? A gente tá morrendo de curiosidade para saber. Conta pra gente!

Imagem: divulgação - https://www.almapg.com.br/post/praia-grande-%C3%A9-a-nova-chinatown (clique na imagem)
Imagem: Divulgação (https://www.almapg.com.br/post/praia-grande-%C3%A9-a-nova-chinatown) - Clique na Imagem
Comentários