top of page

O céu é o limite para os edifícios em Praia Grande? - para Farol PG

  • Foto do escritor: Esther Zancan
    Esther Zancan
  • 31 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Construção das maiores torres gêmeas residenciais da América Latina em Balneário Camboriú, cidade litorânea e turística como Praia Grande, levanta a questão

Praia Grande cresce a cada dia que passa. Principalmente para o alto. O skyline da Cidade ganha cada vez mais arranha-céus. Prédios de mais de 30 andares viraram algo normal de ser ver por aqui, mesmo ainda não se chegando a um consenso se edifícios tão altos assim trazem mais benefícios ou problemas para a estrutura urbana.

Mas se você acha 30, 40 andares um exagero, é por que ainda não ouviu falar de um prédio, ou melhor, duas torres gêmeas, que estão sendo construídas em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

81 andares

A Cidade catarinense lembra Praia Grande em muitos aspectos. É também uma Cidade litorânea, que atrai um grande número de turistas e que é pontilhada por altos edifícios. Mas agora ela vai ficar conhecida também por ser o endereço dos prédios residenciais mais altos da América Latina. O empreendimento Yachthouse conta com duas torres de 81 andares e 281 metros de altura cada uma!

Segundo o site do empreendimento, as obras foram iniciadas em 2012 e os números são assustadores. Foram 925 estacas utilizadas para a fundação, com profundidade média de 28 metros. Para a concretagem, que teve início em 2014, foram usados 9 mil metros cúbicos de concreto, o que dá aproximadamente 1100 caminhões de concreto. Isso lhe rendeu o “título” de maior concretagem do Brasil.

Neymar já garantiu sua unidade

Foi notícia na imprensa no início do mês de julho que o jogador Neymar, atualmente jogador do PSG da França, já comprou um apartamento no Yachthouse. Seria uma das coberturas, avaliada em R$4,7 milhões.

Conforme ainda o site da construtora do empreendimento, os prédios possuem dois apartamentos por andar, com 257 m³ cada um, vista panorâmica, elevadores privativos e duas áreas de lazer mais do que completas.

Praia Grande pode vir a abrigar algo desse vulto?

Se depois de ficar sabendo dessas torres gêmeas de Balneário Camboriú você ficou na dúvida se Praia Grande pode vir, no futuro, a ter algo do gênero, o Farol PG foi atrás da resposta para você.

Segundo a Prefeitura de Praia Grande, por meio da Subsecretaria de Comunicação, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) limita a altura de construções em Praia Grande em 154 metros de altura.

A Prefeitura limita o número de unidades nos edifícios residenciais utilizando um coeficiente de cálculo levando em conta a área do empreendimento. Esse coeficiente é 15. Então, divide-se a área do terreno por este número para se chegar a quantidade de unidades possíveis. No caso de comércio, o coeficiente varia, a partir de 15, podendo chegar à 100, de acordo com a zona predominante, seja comercial, residencial ou mista.

Ainda segundo a Prefeitura, a edificação mais alta da Cidade é o Edifício Costa do Sol, no Bairro Mirim. Ele conta com 49 pavimentos, sendo dois no subsolo.

Imagem: site Viagens e Caminhos

https://farolpg.wordpress.com/2020/08/05/o-ceu-e-o-limite-para-os-edificios-em-praia-grande/ (Clique na Imagem)

Comentários


Destaque
Postagens Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page